Pular para o conteúdo principal

Saiba a diferença entre impressoras térmicas diretas e impressoras térmicas por transferência






As impressoras térmicas diretas são bastante utilizadas em estabelecimentos comerciais na frente de caixa é aquela impressora de cupom onde, por exemplo, o “cupom” onde aparecem as compras do supermercado, a nota fiscal do consumidor NFC-e.
Já as impressoras térmicas por transferência são aquelas utilizadas na impressão de etiquetas que contém códigos de barras, qr codes e informações importantes sobre o produto – saiba mais sobre código de barras aqui – geralmente autocolantes para ser aplicadas em embalagens, pacotes, caixas para transporte de produtos e para controle e gestão de estoque.

Impressoras Térmicas Diretas: utilizam uma cabeça térmica para impressão onde aplica o calor diretamente no papel, o papel tem que ser tratado quimicamente para que possa receber a impressão. Esse tipo de impressora necessita de papel especial que são as bobinas térmicas e elimina o uso de tinta, toner ou fitas de impressão e resulta em uma impressão com a durabilidade bem menor, por exemplo, se o papel onde contém a impressão ficar exposto à luz a impressão vai se apagando com o tempo, também caso o papel fique em um local aquecido (bolso, carteira, banco do carro) a impressão será apagada com rapidez.

Então as impressoras térmicas diretas:

  • Não requer tinta, ribbon, toner ou fitas
  • Imprime somente na cor preta
  • A impressão pode se apagar com o tempo
  • Custa menos que uma impressora térmica de transferência
  • Precisa de pouca manutenção ou substituição de suprimentos
  • Não é recomendado para impressões que tenham muito contato
  • Ótimo para recibos, cupons, NFC-e geralmente utilizados em restaurantes, bares, supermercados e estabelecimentos comerciais.


Existem também impressoras de etiquetas térmica direta que seguem as mesmas características, porém utilizam papel autoadesivos e é geralmente utilizada para impressão de etiquetas para embalagens, pacotes, etc. Algumas são compatíveis para serem acopladas à balanças eletrônicas. - Veja aqui a impressora de etiquetas que não necessita de ribbon.

Impressora Térmica por Transferência: utilizam uma cabeça de impressão térmica que aplica o calor em uma fita à base de cera ou resina (ribbon), que é derretida na superfície da etiqueta. Essa tinta é absorvida no material da etiqueta. Esse tipo de impressora é utilizado para impressão de etiquetas adesivas geralmente de couchê ou Bopp esta ultima com uma resistência bem maior podendo ser utilizada para produtos úmidos que ficam em baixa temperatura. A impressora térmica por transferência pode ser utilizada em qualquer tipo de indústria ou estabelecimento comercial que necessitam que etiquetas para seus produtos, pacotes ou embalagens. 

Então as Impressoras térmicas por transferência: 


  • Requer fita para impressão (ribbon)
  • Alguns modelos imprimem colorido com a adição de ribbon colorido
  • A impressão não desaparece no tempo
  • Durável o suficiente para suportar produtos químicos e em temperaturas varidas
  • Ótima para imprimir logotipos, gráticos, códigos de barras, qr codes, etc;
  • Compatível com uma ampla variedade de materiais
  • Ideal para identificação de produtos, etiquetas de inventário, etc.
  • Esse tipo de impressora tem seu valor um pouco mais alto do que as demais.


Existem vários modelos e marcar de impressoras térmicas e nós da i9 automação comercial damos algumas dicas importantes na hora de adquirir a sua impressora térmica confira.

Para industrias e empresas com grande volume de impressão de etiquetas: Impressora de Etiquetas Térmica Zebra ZT230 –  é uma impressora robusta que vai atender perfeitamente quem utiliza um grande volume de etiquetas por dia - confira a descrição em nosso site.

Para pequenas e médias empresas com volume médio de impressão de etiquetas: Impressora de Etiquetas Térmica Zebra GC420t | Impressora de Etiquetas Térmica Argox OS-214 Plus | Impressora de Etiquetas Térmica Zebra GT800, são impressoras ideais para impressão de etiquetas dos correios e transportadoras, etiquetas de gôndolas, etiquetas para produtos, embalagens, etc. 

Para pequenas e médias empresas com um volume pequeno de impressão de etiquetas e que não precisam de uma etiqueta com impressão resistente: Impressora de Etiquetas Térmica Elgin L42 DT | Impressora de Etiquetas Térmica Elgin L42 | Impressora de Etiquetas Térmica Elgin L42 Pro – confira as descrições em nosso site.

Para todos os tipos de empresas as impressoras térmicas para impressão de cupons, recibos, NFC-e, etc. Confira aqui os melhores modelos


Se ainda estiver com dúvidas entre em contato com a i9 Automação Comercial, pode ser por telefone: (41) 3059-2314 ou pelo whatsapp: (41) 99755-9809, atendimento de segunda a sexta das 09h as 17h. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba sobre a importância da contabilidade gerencial

A importância da Contabilidade GerencialMuito se fala no Brasil em economia tributária, o que é importante dentro de um processo de planejamento e elisão fiscal. Inclusive, este é o tema que circunda a gestão das empresas, principalmente as de cunho familiar. A contabilidade dentro das empresas é vista como uma despesa e não investimento, o que desabona e desvaloriza a profissão e por consequência os escritórios contábeis. Por que é assim? A contabilidade brasileiraé extremamente fiscal e pouco gerencial com muitas regras normatizadas por legislação e regulamentos fiscais, como é o caso das regras e taxas de depreciação que estão no regulamento do imposto de renda RIR/1999.Mas a contabilidade foi criada para controle de transações e registros dos atos de uma entidade empresarial. As partidas dobradas são totalmente eficientes para controle e exatidão das informações financeiras e controle patrimonial.
Desta forma, a contabilidade é a principal ferramenta gerencial, pois se todas as tran…

Conheça o Inventor do Código de Barras

Primeiro o Código de Barras e depois o Leitor de Código de Barras, confira essa breve história de como surgiu os códigos de barrasCertamente você já deve ter visto um código de barras em algum produto nos supermercados ou lojas, mas você sabe como ele foi inventado? Sabe como funciona exatamente? Então confira abaixo para saber um pouco sobre o código de barras  - Leitor de código de barras. O código de barras foi inventado em 1949 por Norman Joseph Woodland resultado de uma mente brilhante e de um pensamento inspirado. No entanto as faixas em preto e branco só foram utilizadas 25 anos depois, devido às limitações tecnológicas disponíveis na época. Woodland nasceu em Atlantic City, Nova Jersey em 1921 e estudou engenharia mecânica na Universidade Drexel da Filadélfia. Um dia em 1948 um dono de uma rede de supermercados foi até o campus da universidade e descreveu seu desejo por uma maneira simples de incluir códigos nos produtos para sua classificação, preço e checkout. Seu colega Berna…

Teclado Programável: saiba o que é e como utilizar

O que é um teclado programável?Umteclado programável normalmente já vem com um esquema de teclas padrão igual a maioria dos teclados existentes. Mas o que é um teclado Programável e o que difere de um teclado tradicional?  Um teclado programável vem com muitas das teclas padrão que você vê em um teclado normal. Mas eles também incluem chaves em branco que podem ser configuradas para armazenar dados importantes para seu negócio e usar a nomenclatura usada para administrar seu negócio. Por exemplo, você pode indicar uma tecla em branco específica para representar o "total" de um pedido que você inclui no sistema. Isso economiza tempo, porque você não precisa mais pressionar a tecla do sinal de adição para chegar ao total do pedido. Em vez disso, basta pressionar o botão "total" que você configurou de acordo com suas necessidades. Esses botões configuráveis são programados para enviar um código ou outros dados especificados de volta ao sistema geral do PDV. Esses dados s…