Pular para o conteúdo principal

O que é e quais os tipos de códigos de Barras


O que é um código de barras?
O código de barras é uma representação legível por uma máquina optica que mostra as informações do objeto na qual se conecta.
Originalmente, os códigos de barras representam dados, variando larguras e espaçamentos de linhas paralelas e, portanto, foram referidos como lineares ou unidimensionais (1D). Mais tarde eles evoluíram em retângulos, pontos, hexágonos e outros padrões geométricos em duas dimensões (2D).
Como o código de barras funciona?
O código de barras é uma linguagem representada por linhas e espaços que representam um conjunto de caracteres legível por uma máquina óptica (Leitores de código de Barras). Esses caracteres podem ser alfabéticos ou numéricos, dependendo do código de barras utilizado.
Resumidamente um leitor de código de barras usa um sensor fotográfico para converter código de barras em um sinal elétrico. O scanner mede as larguras relativas das barras e espaços, converte em diferentes padrões de volta para letras ou números e os envia para um computador ou terminal portátil. Todo código de barras começa com um caractere inicial especial e termina com um caractere especial de parada. Esses códigos ajuda o leitor a detectar o código de barras e descobrir se está sendo digitalizado para frente ou para trás.
Alguns códigos de barras podem incluir uma soma de verificação de caractere antes do caractere de parada. Uma soma de verificação é calculada quando o código de barras é impresso usando os caracteres do código de barras. O leitor realiza o mesmo cálculo e compara sua resposta à soma de verificação que lê no fim do código de barras. Se os dois não combinarem, o leitor acusa que algo está errado, descarta os dados e tenta novamente.
Elementos dos Códigos de Barras
Dimensão X: a largura da barra ou espaço mais estreito é chamada de dimensão X, geralmente fornecida em milímetros. A dimensão X determina a largura de todas as outras barras e espaços onde completa o comprimento do código de barras.
Margens esquerda e direita: essas são as áreas antes e depois de um código que deve ser deixado em branco para permitir que o scanner leia corretamente o código de barras, ele tem uma relação direta com a "dimensão X", quanto maior a dimensão X, maior as margens esquerda e direita.
Espessura dos símbolos do código de barras: é a taxa de informações que podem ser armazenadas nos códigos de barras, um código de barras Code128 tem maior número de símbolos que um código de barras Code39.
Proporção do código de barras: é o índice de proporção para cada elemento e ajuda a definir a dimensão do código final, quanto maior a proporção mais amplo o código de barras final.
Código Legível por Humanos: os dados representados das barras e espaços impressos como texto ou números para pessoas para ler. Lembre-se que os dados contidos para os humanos lerem nem sempre é o mesmo contido no código de barras, muita atenção.


Tipos de Código de Barras
Código de Barras Linear (1D): Um código de barras que codifica dados apenas em uma dimensão. Os dados são codificados nas larguras das barras e espaços e nenhum dado é codificado no comprimento das barras. A simbologia de código de barras EAN ou UPC encontrada em muitos produtos de varejo é um código de barras linear comum que você pode estar familiarizado. Também conhecido com código de barras 1D.
Código de Barras bidimensional (2D): A necessidade de quantidades cada vez maiores de informações em espaços menores houve a necessidade de desenvolver códigos com símbolos mais complexo que o caso dos códigos de barras bidimensionais ou empilhados.
Os símbolos do código de barras bidimensional é:
"Matrixed" como no código da Data Matrix
"Empilhados" como no código PDF417.
Cada tipo permite que mais informações sejam armazenadas em uma quantidade menor de espaço.

Código EAN-13 e EAN-8 - Código de barras linear (1D)
European Article Numbering -
Código de produto internacional de artigo europeu
EAN-13 ou EAN-8 são duas versões diferentes de códigos de barra EAN, que podem codificar números de 13 e 8 dígitos. O código EAN-8 foi introduzido para uso em pacotes pequenos, onde um código de barras EAN-13 seria muito grande. Todos os outros países, exceto os Estados Unidos, utilizam o código de barras EAN para identificação em produtos de varejo. Os Estados Unidos usam o código UPC para os mesmos fins, mas só podendo conter apenas 12 dígitos.
Código de Barras 39 - | Code39 | - Código de barras linear (1D)
Um código de uso geral em uso muito amplo em todo o mundo.
O conjunto de caracteres Code39 inclui os dígitos de 0 a 9, as letras A-Z (somente maiúsculas) e os seguintes símbolos: espaço, menos (-), mais (+), ponto (.), cifrão ($), barra (/) e porcentagem (%). Um caractere especial de início / parada é colocado no início e no final de cada código de barras. (também conhecido como "USS Code 39", "Code 3/9", "Code 3 of 9", "USD-3", "Alpha39", "Type 39", "Code 93”)
O código em si não possui um dígito de verificação como o código de barras do Code 128 e pode ser frequentemente identificad opor um asterisco no início e no final legível.
O código de barras pode ter qualquer comprimento, mas acima 25 caracteres podem começar a ultrapassar os limites. Ele tem uma proporção de caracteres menor que o Code128, tornando-o um código bastante amplo em comparação.
Este código está sendo constantemente substituído em muitos usos pelo código de barras Code 128, que possui melhor recursos e uma maior densidade de caracteres. – Leitor de Código de Barras 1D

Código de Barras 128 - | Code128 | - Código de barras linear (1D)
Código muito eficiente, excelente proporção, alta confiabilidade; em uso muito amplo em todo o mundo.
O Code128 oferece excelente densidade para dados numéricos e boa densidade para dados alfanuméricos.
Muitas vezes, é selecionado ao invés do Código 39 em novas aplicações devido à sua densidade simbólica e porque oferece uma seleção muito maior de caracteres.
O conjunto de caracteres do Code 128 inclui os dígitos de 0 a 9, as letras A-Z (maiúsculas e minúsculas) e todos os caracteres padrão. Símbolos ASCII e códigos de controle. Os códigos são divididos em três subconjuntos A, B e C. Existem três códigos de início separados para indicar qual subconjunto será usado; além disso, cada subconjunto inclui controle caracteres para mudar para outro subconjunto no meio de um código de barras. O subconjunto A inclui o padrão ASCII símbolos, dígitos, letras maiúsculas e códigos de controle. O subconjunto B inclui símbolos ASCII padrão, dígitos, letras maiúsculas e minúsculas. O subconjunto C compacta dois dígitos numéricos em cada caractere, fornecendo excelente densidade.
Um código de barras Code 128 terá seis seções:
  1. .    Margem
  2. .    Código inicial
  3. .    Dados Codificados
  4. .    Código de verificação
  5. .    Código Parado
  6. .    Magem


Código de barras intercalado 2 de 5 - Código de barras linear (1D)
Código de barras compacto, normalmente utilizado nos boletos bancários no brasil que é padrão da FEBRABAN, mas também utilizados em industrias e empresas de transporte.
O Código de barras intercalado 2 de 5 é um código que codifica SOMENTE os dez dígitos de 0 a 9. O nome Interleaved 2 of 5 (Código de barras intercalado 2 de 5) é derivado do método usado para codificar dois caracteres ou pares numéricos. Cada par numérico é convertido em 5 barras e possuem uma auto checagem, eliminando a exigência de caracteres de verificação. O código de barras intercalado 2 de 5 só pode transportar números e, devido à sua construção na intercalação, só pode transportar um número par de dígitos. – Leitor de Boleto Bancário, veja aqui

Código de Barras Codabar - Código de barras linear (1D)
É um código antigo frequentemente usado em sistemas de bibliotecas, às vezes em bancos de sangue, consultórios de exames médicos, etc. O Codabar pode codificar os dígitos de 0 a 9, seis símbolos (-:. $ / +) E os caracteres de início e parada A, B, C, D. Os caracteres de início e parada devem ser usados em pares e podem não aparecer em outro lugar no código de barras. Não há soma de verificação definida como parte do Padrão Codabar, mas algumas indústrias (bibliotecas, por exemplo) adotaram seus próprios padrões de soma de verificação.
Este código pode ser usado apenas para transportar dados numéricos e alguns caracteres e só pode ser usado em conjunto com módulos menores algoritmos em que os dígitos da verificação podem ter apenas um valor numérico de 0 a 9. Esse código está sendo lentamente entrando em desuso.

Código de Barras PDF417 - Código de barras Bidimensional (2D)
Excelente para codificar grandes quantidades de dados, o PDF417 é um código de barras bidimensional que pode armazenar até cerca de 1.800 caracteres ASCII imprimíveis ou 1.100 caracteres binários por símbolo.
O Número 4 que tem no nome significa que: Cada palavra de código contém quatro barras e quatro espaços
O número 17 significa que: o total da largura de uma palavra do código é 17 vezes a largura da barra vertical (a dimensão X).
O símbolo é retangular; a forma do símbolo pode ser ajustada em certa medida, definindo a largura e permitindo que a altura cresça com os dados. A capacidade do PDF-417 pode ser útil em aplicativos em que os dados devem viajar com o item rotulado, onde um banco de dados host nem sempre está disponível para consulta rápida. Bastante utilizado em rotulagem de materiais perigosos, armazenamento de especificações técnicas e dados de calibração em instrumentos; codificação de impressões digitais, etc.
Observação: os símbolos PDF-417 requerem um leitor de código de barras 2D; ou um  Leitor de código de barras CCD padrão, também será exigido um software de decodificação especial, um leitor de código de barras 1D normalmente não funcionará. 

Código de Barras Data Matrix - Código de barras Bidimensional (2D)
Pode armazenar grandes quantidades de dados, especialmente para códigos muito pequenos. O código de barras 2D é um código de barras bidimensional que pode armazenar de 1 a cerca de 2.000 caracteres. O símbolo é quadrado e pode variar de 0,001 polegada por lado até 14 polegadas por lado.
O Data Matrix está sendo usado para codificar informações sobre o produto e o número de série na classificação elétrica, placas de circuito e outros itens. Os principais setores de uso são soluções de rastreamento e também para casos de anti-falsificação no setor financeiro.
Os símbolos de Data Matrix requerem um leitor de código de barras 2D; eles não podem ser lidos usando um leitor de código de barras linear comum. 

Código de Barras Qr Code - Código de barras Bidimensional (2D)
QR Code é a abreviação de “Quick Response Code” ou Código de Resposta Rápida é uma marca registrada de tipo de código de barras matricial de uma indústria automobilística do Japão.
Pode armazenar grandes quantidades de dados, especialmente adequados para códigos muito pequenos.
Recentemente, o sistema QR Code tornou-se popular fora da indústria automotiva devido à sua rápida legibilidade e maior capacidade de armazenamento em comparação com os códigos lineares padrão. O código consiste em módulos pretos (pontos quadrados) dispostos em uma grade quadrada em um fundo branco. Usado particularmente em marketing promocional e links de sites. Mas já está sendo bem utilizada em várias outras áreas.  – Leitores de QR code, veja aqui

Alguns beneficios dos Códigos de barras.
·         Representam a identidade exclusiva de um produto.
·         Precisão da entrada de dados. (Sem erros)
·         Auxiliar a gestão eficaz dos recursos
·         Economiza trabalho, evitando o sistema de inserção manual.
·         Coleta de dados em tempo real.
·         Envio mais preciso
Algumas aplicações dos códigos de barras
HOSPITAIS: códigos de barras podem permitir a organização de grandes quantidades de dados. Eles são amplamente utilizados nos setores de saúde e hospitalar, desde a identificação do paciente (para acessar os dados do paciente, incluindo histórico médico, alergias a medicamentos, etc.) ao gerenciamento de medicamentos.
VAREJO: Acelerando checkouts e pedidos.
ESCRITÓRIO: Gravando transações.
SAÚDE: Garantir a dosagem e o tratamento corretos.
VIAGEM: Tornando a emissão de bilhetes mais eficiente, garantindo segurança e agilidade check-in.
BIBLIOTECAS: Registrando os livros


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanças: Um breve comparativo entre mecânica e digital

Balança Mecânica x Balança Digital Há muitos anos as balanças são amplamente utilizadas em todo o mundo sendo por pessoas ou para fins comerciais. Ao pesquisar uma balança para comprar saiba que existem 2 tipos principais disponíveis no mercado: Balança Digital e Balança Mecânica. Veja a seguir um pouco da diferença entre as duas e suas particularidades Balança mecânica - usa métodos mecânicos para medir seu peso e, geralmente, ela pode suportar produtos mais pesados e grandes. A funcionalidade das balanças é sempre baseada no fator mecânico, mas a precisão pode variar devido a variações de itens. Balança eletrônica digital - essas balanças são mais precisas quando comparadas com outras balanças. As balanças modernas evoluíram com os avanços da tecnologia. As balanças digitais atualmente não servem somente para pesar, elas podem emitir etiquetas, tabela nutricional e várias outras funções. – Confira os modelos de balanças aqui Como as balanças mecânicas funcionam? Basicamen...

Relógio de Ponto Cartográfico: entenda o que é e como funciona

Entenda o que é um Relógio de Ponto Cartográfico e como funciona.   Visando garantir o correto pagamento dos vencimentos de cada Colaborador, toda empresa, independente do seu porte, deve ter o controle de ponto para registrar as horas trabalhadas por cada Colaborador. Facilita também a gestão de horas, em empresas que possuem distintos turnos de trabalho. Atualmente são várias as formas de controle ponto utilizada pelas empresas, desde as mais simples, realizadas manualmente até as mais automatizadas. Nesse sentido é comum, as dúvidas sobre qual solução utilizar no negócio. Neste artigo, vamos apresentar informações sobre o relógio de ponto cartográfico, que é uma solução voltada para empresas que buscam um controle de horas de forma simples, de fácil configuração, instalação e de ótimo custo-benefício. O relógio de ponto cartográfico, é uma opção simples - não requer conhecimento técnico para sua instalação; e de baixo custo para pequenas empresas com poucos colaboradores...

Conheça o Pré-tratamento de Água de Osmose Reversa para Sistemas Farmacêuticos

Pré-tratamento de Água de Osmose Reversa para Sistemas Farmacêuticos com Tecnologia Sustentável Shlomo Sackstein | Biopuremax LTD Introdução A destilação tem sido o carro chefe como um processo final na produção de Água para Injeção (WFI) desde que se possa lembra,embora  a  Farmacopeia dos Estados Unidos (USP) tenha permitido outros processos de produção além da destilação.   No entanto, a destilação permaneceu   o  "Golden  Standard" [1]. Isso não é surpreendente,  uma vez que a Farmacopeia Europeia (EP) tem consistentemente afirmado que a WFI não deve apenas atender às  especificações da monografia, mas também deve ser evaporada e condensada em uma unidade de destilação adequada [2]. No entanto, como  poucas empresas produzem exclusivamente para o mercado americano,  a destilação sempre foi necessária. Conheça aqui os detalhes  Por outro lado, houve muito interesse em mudar a inequívoca demanda da Farmacopeia Euro...