Pular para o conteúdo principal

Saiba de uma vez por todas qual a diferença entre as antenas antifurto AM e RF



Saiba agora de uma vez por todas qual a diferença entre as antenas antifurto AM e RF

As antenas antifurto são utilizadas por mais de 73% dos varejistas em todo o mundo, de acordo com o Global Retail Theft Barometer, as antenas antifurtos são consideradas os equipamentos mais eficazes com o furto em lojas, tanto pela inibição quanto pelo seu eficiente e simples sistema antifurto.

Um sistema antifurto é composto pelas antenas antifurto e as etiquetas tags antifurto que por sua vez é o mais importante. As antenas e as etiquetas são divididas em duas tecnologias mais utilizadas que são: Radio Frequência (RF) e Acústico Magnética. Então saiba agora como escolher a antena antifurto ideal para seu estabelecimento.

O básico do funcionamento do sistema antifurto na loja

Todo sistema de antenas antifurto funcionam com a mesma metodologia, em poucas palavras, o sistema consiste em etiquetas, onde são acopladas ou coladas nos produto e uma ou mais antenas antifurto, geralmente posicionadas perto da abertura da loja, as etiquetas nos produtos se comunicam com elas quando entram na área de alcance, alertando o gerenciamento da loja quando alguém está tentando sair da loja com um item sem o processamento adequado.

A Frequência das antenas antifurto

A principal diferença entre as antenas antifurto e etiquetas antifurto utilizados nas lojas é a frequência RF ou AM onde cada uma tem uma frequência medida por hertz que todo o sistema opera na mesma frequência escolhida, sendo assim uma antena RF não reconhecerá uma etiqueta AM ou vise e versa, pois eles não estão pulsando na mesma frequência . Os sistemas Acústico Magnético operam a 58 KHz, o que significa que um sinal é enviado em pulsos ou rajadas entre 50 e 90 vezes por segundo enquanto a Radiofrequência ou RF opera em 8,2 MHz.

Tecnologia de radiofrequência (RF), varrido ou pulsada

Primeiramente vou explicar o que é varrido ou pulsada - Um sistema de antenas antifurto pulsado transmite o sinal em intervalos regulares, enquanto um sistema varrido produz uma onda constantemente em movimento. É importante observar que o sistema RF varrido não pode ser monoconfigurado e exige sempre o mínimo de duas antenas – uma transmissora e uma receptora.

A Antena Antifurto RF é considerada mais acessível e é a mais popular entre os varejistas que usam tanto as etiquetas adesivas como as etiquetas rígidas. Esse tipo de Antena Antifurto RF é compatível para uma infinidade de etiquetas rígidas ou etiquetas flexíveis e, normalmente, utilizando uma ou mais antenas RF. As etiquetas tanto as rígidas como as flexíveis contém pequenos circuitos que ressoam entre 7,8 e 8,8 MHz e a mais comum é a 8,2 MHz.

Usando a tecnologia RF varrido com duas ou mais antenas antifurto, uma das antenas atua como transmissora, enviando um sinal. Se alguma etiqueta intacta entrar na área da frequência da antena antifurto, ela ressoará um sinal e isso será detectado pela segunda antena atuando como receptora. Um alarme soará. Usando a tecnologia RF pulsada, uma única antena envia e recebe o sinal, soando um alarme quando uma etiqueta é detectada dentro da faixa de detecção. Várias antenas antifurto varridos ou pulsados ??podem ser usados simultaneamente, dependendo da largura da porta protegida.

Hoje existem uma infinidade de etiquetas tags desde pequenas etiquetas adesivas ultrafinas a etiquetas rígidas e são adequadas para uma variedade de aplicações, incluindo roupas, alimentos e produtos farmacêuticos, etc.

As etiquetas são desativadas usando um Desativador de Etiquetas para sobrecarregar o capacitor integrado e efetivamente interromper o circuito da etiqueta, enquanto as etiquetas rígidas são removidas no ponto de venda normalmente por um desacoplador magnético de etiquetas rígidas.

Devida ao seu preço mais acessível as antenas antifurto RF continuam sendo o sistema antifurto mais adotado pelos lojistas em todo o mundo. As antenas RF é favorecida devido ao tamanho reduzido de suas etiquetas adesivas, o que o torna adequado para lojas que vendem  grandes volumes de produtos embalados, pois é fácil a desativação desse tipo de etiqueta utilizando o desativador logo após o checkout, sem muito trabalho, o caixa apenas passa o produto pelo desativador e pronto.

Não podemos confundir a frequência RF com a RFID. Até existem algumas antenas que podem ser configuradas também com o RFID onde as duas tecnologias podem trabalhar juntas na mesma antena.  Saiba um pouco mais sobre RFID e RF aqui

As antenas RF tem algumas limitações esse tipo de tecnologia tem sido mais sensível à interferências causadas em outros equipamentos eletrônicos no local, que geralmente não são afetados outras tecnologias como por exemplo a AM. Mas atualmente isso não é um problema muito grave, pois, depois de desativado a etiqueta ela ficará inutilizada e seu circuito é interrompido e a detecção e emissão dos sinal se limitam nas portas de entradas onde as antenas antifurto RF estão instaladas.

Visão geral dos benefícios de RF

Vantagens

  • O preço do par de antenas RF e bem mais acessível do que as de outras tecnologias, hoje na i9 automação comercial um par de ANTENAS ANTIFURTO RF está por R$ 1.569,00 a vista.
  • Ampla variedade de formatos, tamanhos e apresentações de etiquetas
  • Alguns tipos de etiquetas podem ser personalizados e embutidas nos produtos
  • Desativação fácil e rápido das etiquetas, incluindo até uma possível integração com leitores de código de barras dos caixas.
  • Muitas opções disponíveis no mercado

Desvantagens

  • As etiquetas adesivas não podem ser reutilizadas depois que o circuito está quebrado
  • O sistema é limitado apenas em antenas antifurto instaladas nas portas
  • Mais suscetível a interferências eletrônicas e metálicas

Para quem é recomendado as Antenas Antifurto RF?

  • Para varejistas com alto volume de produtos e vendas
  • Mais popular entre supermercados, lojas atacadistas, farmácias e livrarias e lojas de vestuário.

Acústico magnético (AM)

Quando a tecnologia AM foi desenvolvida, ela superou alguns pontos fracos encontrados na tecnologia RF. As antenas antifurto AM oferecem uma faixa de detecção estendida à RF e normalmente é menos suscetível à interferência eletrônica externa. Isso proporciona maior flexibilidade para a instalação das antenas, que podem ser baseadas antenas antifurtos ocultadas dentro de esquadrias de portas ou sob o piso na entrada da loja. As etiquetas adesivas AM geralmente podem trabalhar sobre ou perto de metais onde outras tecnologias falham.

A AM trabalha com o princípio de que um transmissor envia um sinal em rajadas que energiza tags dentro da zona da antena antifurto. Quando o pulso termina, a etiqueta responde. Entre rajadas, o sinal do tag é detectado por um receptor. Portanto, se um tag ativa passar entre os pedestais, um alarme soará.

Como a RF, as etiquetas rígidas estão disponíveis em vários tamanhos e podem ser reutilizadas. As etiquetas AM adesivas não conseguem ser finas igual as etiquetas adesivas RF e têm um perfil elevado. As etiquetas podem potencialmente ser desativadas e reativadas, embora isso não seja uma prática muito comum. Eles são ativados quando magnetizados e desativados quando desmagnetizados.

As antenas antifurto AM são tradicionalmente mais caras do que as RF. A AM é mais frequentemente vista em pequenas e grandes redes de roupas, bricolagem, eletrônicos e algumas redes de lojas.

Visão geral dos benefícios da AM

  • Área de detecção maior para que as antenas possam ser posicionadas mais afastadas
  • Menos suscetível a interferências eletrônicas
  • Os sistemas podem ser escondidos em estruturas de portas ou sob o piso
  • Etiquetas de segurança podem ser reutilizadas e reativadas
  • Detecção precisa de etiquetas e rótulos

Desvantagens

  • O custo é um pouco maior do que a antenas RF
  • As etiquetas não podem ser dobradas em torno da mercadoria e dificilmente poderão ser impressas ou personalizadas

Para quem é recomendado as antenas antifurto AM?

  • Grandes lojas de departamento
  • Lojas de roupas
  • Lojas de ferragens
  • Varejistas que vendem produtos com componentes ou embalagens metálicas e laminadas

Resumo final

Selecionar o sistema certo para um ambiente de varejo é uma ponderação do uso e das necessidades pretendidas pelo varejista. Por fim, isso dependerá do orçamento e tamanho da loja, além do tipo e volume de produtos que o sistema protegerá. Faça sua lição de casa e converse com fornecedores e entenda suas necessidades e o que deseja proteger. Considere também o layout da sua loja e o impacto que as antenas antifurto terá nele.

Agora que já sabe qual a diferença entre as antenas antifurto AM e RF fica mais fácil escolher qual a melhor opção para sua loja, acesse nosso site e confira os modelos de antenas RF e Antenas AM disponíveis e qualquer duvida entre em contato através do Whatsapp, Chat Online, Messenger, Telefone, E-mail.

Escrito por:

Equipe i9 Automação Comercial – Inovando sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira algumas estratégias home office.

Confira algumas estratégias home office para você. Com a situação atual do COVID-19 e as novas medidas esperadas do governo suíço nos próximos dias, pequenas e médias empresas que ainda não investiram em tecnologia de trabalho remoto podem enfrentar sérias mudanças no fluxo de trabalho do dia a dia. Nossa equipe em Genebra tem trabalhado incansavelmente na criação de soluções seguras, mas acessíveis, em nossos clientes para fornecer todas as ferramentas essenciais para escritórios domésticos. Quais são algumas dessas soluções que também poderiam ajudar sua empresa a enfrentar a crise atual?   E-mails e calendários Quase todos os provedores de e-mail oferecem acesso a e-mail do navegador da Web com calendário integrado que podemos configurar e ajudar você a usar. Se isso não for suficiente, podemos ajudar a configurar suas contas de e-mail em computadores pessoais e transferir dados existentes para que estejam prontos rapidamente para as atuais circunstâncias excepcionais. E, para que v

PIN PAD, POS e SMART POS: Saiba qual a diferença entre eles

PIN PAD, POS e SMART POS: Saiba qual a diferença entre eles; É muito importante saber a diferença entre esses equipamentos para ser assertivo quando for implementar essas tecnologias em seu estabelecimento. Para que não haja erros que podem gerar custos altíssimos confira abaixo a diferença.  Atualmente os pagamentos realizados com cartão e aproximação caíram no gosto popular, independentemente do tamanho do seu negócio, essas máquinas certamente podem atender à sua demanda. Além de agilizar o momento do pagamento também facilita no cumprimento de exigências legais e fiscais, seja na emissão de notas e comprovantes ou no registro de informações contábeis. Os modelos mais populares no mercado são: Pin Pad, POS e Smart POS.   PIN PAD:  Realiza pagamentos através do TEF– Transferência Eletrônica de Fundos. Visualmente falando, o aparelho é muito semelhante às outras máquinas de cartão, mas o PIN PAD é apenas um leitor de cartões e não funciona sozinho. Para que o seu funcionamento

Como Funciona a Redução de Incrustação Eletrolítica (ESR™)

  Redução de Incrustação Eletrolítica A unidade ESR TM , também conhecida como ESC, é composta por uma câmara de reação cilíndrica em aço inoxidável, com um eletrodo central de titânio. Uma corrente elétrica é passada do ânodo central para o cátodo cilíndrico, de modo que algumas das moléculas de água sejam desassociadas a OH –  e H + . A alta concentração de OH –  no cátodo causará um pH alto nas proximidades do cátodo. - Confira os Detalhes Aqui O pH alto faz com que a incrustação precipite e seja removida da água e depositada na parede do reator. A água não é macia na saída do ESRTM, mas o teor de íons formadores de incrustações foi reduzido a um nível que impede a precipitação nas membranas da Osmose Reversa. O ESR TM  precipitará todos os íons formadores de incrustações, não apenas magnésio e cálcio, mas também quaisquer outros íons suscetíveis a diminuir com pH alto, exemplo: sílica, ferro, manganês etc. Além da reação de precipitação da incrustação, é gerado cloro livre nos reat